Urologia não é só coisa de homem

Essa especialidade também é vital para as mulheres. De câncer a infeccão urinária, conheça quais são as principais doenças que acometem ambos os sexos

A urologia é uma especialidade com foco nas doenças que envolvem cálculos renais, dificuldades urinárias, infecções urinárias, tumores urológicos e infertilidade. E tais patologias acometem ambos os sexos e se distribuem entre todas as faixas etárias, das crianças aos idosos.⠀

Antes conhecida apenas pelo tratamento de doenças venéreas, essa especialidade médica avançou enormemente nas últimas décadas. A urologia moderna transcende e divide áreas fronteiriças com outros campos da medicina.

Mas o fato é: os urologistas são os profissionais habilitados para lidar com as pedras nos rins. Em homens e em mulheres.

A relação das mulheres com o urologista

A ginecologia e a obstetrícia se dedicam ao cuidado com questões ligadas ao aparelho reprodutor feminino (fertilidade, mamas, parto, útero). Mas, inegavelmente, o ginecologista é visto pela sociedade como o “médico da mulher”.

Com isso, o sexo feminino muitas vezes não se dá conta de que várias doenças do aparelho urinário são do escopo dos urologistas e não dos ginecologistas. E isso pode retardar um diagnóstico mais preciso.

Para ter ideia, cânceres de bexiga em mulheres são quatro vezes mais tardiamente diagnosticados do que em homens, porque muitas pacientes com “sangue na urina” são erroneamente tratadas para infecções urinárias, que também podem causar esse sintoma.

Não menos importante, médicos pouco acostumados a lidar com algumas doenças tendem a dar pouca ou nenhuma importância para queixas que são relevantes para as pacientes, mas que causam vergonha em um primeiro momento.

Um exemplo flagrante é a procura para tratamento da incontinência urinária. Constrangedora, a perda involuntária de urina é negligenciada em inúmeras consultas médicas.

O que as pesquisam revelam

Os estudos populacionais indicam claramente que 4 em cada 10 mulheres com idade acima de 45 anos têm perdas urinárias, mas somente uma menciona a condição ao seu médico. Mais: só uma em cada 3 que reclamaram do problema durante uma visita ao profissional chega, efetivamente, a ser tratada.

Parte desse cenário vem da dificuldade das mulheres entenderem que as perdas urinárias involuntárias são mais comuns com a idade, mas não são parte inexorável do envelhecimento. O tratamento avançou demais nas últimas décadas – e muitas podem controlar o quadro apenas com orientação especializada e mudança de hábitos.

Igualmente, estima-se que 15% dos adultos apresenta distúrbios no funcionamento da bexiga. Eles urinam com frequência, interrompem o sono para se aliviar ou mesmo desenvolvem dores ou cólicas abdominais em decorrência de contrações frequentes do órgão que armazena o xixi.

Como a bexiga tem inervação comum com outros órgãos pélvicos – a exemplo de intestino grosso, útero e vagina –, não é incomum observar que várias mulheres são tratadas de problemas uterinos ou intestinais quando, em verdade, a causa do problema é a bexiga.

Nesse mesmo raciocínio, as infecções urinárias de repetição podem ser “apenas” a manifestação visível de problemas ocultos na bexiga, na uretra ou nos rins. Essas questões exigem uma avaliação mais aprofundada do aparelho gênito-urinário. Nessas circunstâncias, tomar antibióticos apenas retarda o diagnóstico e oculta o verdadeiro motivo das infecções. Só quem está treinado para esse tipo de situação vai saber como proceder. De novo, tanto em homens como em mulheres.

Na próxima vez que você ouvir alguém falar que Urologia é uma especialidade que cuida da saúde do homem, você vai responder: os urologistas são os profissionais habilitados para lidar com as pedras nos rins, em homens e em mulheres.⠀

Dr. Leandro Vitorino

Urologista pós-graduado em cirurgia Robótica-laparoscopica

Hospital Israelita Albert Einstein - Unidade Goiânia

📞(62)3773-9973 | 📲(62) 99979-2507

Vamos continuar essa conversa?